sábado, 21 de maio de 2011

O Sentido da vida



Numa conversa recente com minha mãe, ela me disse que às vezes a vida lhe parece completamente sem sentido. Conheço a história de vida da minha mãe e sei dos seus motivos pra pensar isso, mas fiquei meditando sobre o assunto e me perguntei qual será realmente o propósito da nossa existência, ou quais são as nossas expectativas, que quando frustradas, nos dão a impressão de estarmos passando pela vida e não vivendo de fato.
 
O que esperamos da vida? Uns desejam que ela seja longa e por isso se frustram ao se depararem com a doença que ameaça seus planos. Outros cobiçam riquezas e se entristecem por terem de trabalhar tanto e não conseguirem nada mais do que o pão sagrado de cada dia. E ainda outros com ambições mais simples, desejam apenas companhia pra dividirem um café da manhã e passam a vida amargurados, dormindo e acordando tendo a solidão por companheira. Não importa qual seja, o que percebo é que cada um de nós tem um motivo que serve como justificativa pra aparente falta de sentido que damos às nossas vidas.

Pra ser sincera eu também não consigo dizer com muita certeza qual é o sentido da vida. O que sei é que estou viva e que amo, porque creio que fui criada para o amor, e dar e receber amor é minha missão nesse mundo. E não me pergunto se estar aqui tem ou não um sentido, porque acredito que ficar se perguntando esse tipo de coisa é perder tempo, quando se pode viver sem neuras, curtindo a vida descomplicadamente sem angustiar  a alma com perguntas que nunca tornarão a existência mais significativa do que ela é. Não importa qual seja o propósito da vida, o fato é que eu estou aqui e quero viver com o máximo de qualidade possível e fazer com que a minha passagem por esse mundo seja o mais agradável possível, tanto pra mim como pra quem está ao meu lado. E para quem ainda se pergunta qual é o sentido da vida, minha resposta é: você só descobrirá vivendo com intensidade e se nunca descobrir, viva intensamente assim mesmo, você não tem nada a perder com isso, ao contrário, descobrirá que o mundo é um lugar bem melhor do que você imagina.                                                       

                                                                                            Imagem de Joan Miró

13 comentários:

mfc disse...

Qual o sentido da vida?! Talvez a possibiliddae de a espaços nos sentirmos bem com ela e concluirmos que vale a pena prosseguir!

Vítor Fernandes disse...

Na vida parece que tudo faz sentido mas há muitas coisas que gostaríamos que não acontecessem por para nós não faz sentido. E mesmo que eu esteja de acordo consigo que devemos viver a vida intensamente, eu pelo menos tento fazê-lo, há dias em que nos sentimos muito interrogativos. É a vida.

Zé Carlos disse...

Cristiane querida,

hoje vc me deixou muito feliz lendo vários posts dos meus blogs e comentando todos.
Isso me dá um alento pois vc sabe que a maioria das pessoas entra, vê o títulp, vê as figuras, deixa um abraço ou um beijo mas se for arguido não saberá qual era o assunto.

Nós dois temos algumas coisas em comum, talvez por isso eu goste tanto de você.

Muitas vezes na época de desânimo perguntei a mim mesmo qual é o sentido da vida? Muitas vezes e deve ter acontecido com você, a gente faz tantas coisas principalmente aos que a gente sente que necessita. De apoio, de consolo, de amparo material mesmo e passado aquele tempo do aperto levamos uma invertida na vida que nos dói muito e nos deixa desanimado para outras empreitadas.

Ainda bem que Deus ajuda e depois de alguns dias volto a pensar como vc: "o fato é que eu estou aqui e quero viver com o máximo de qualidade possível e fazer com que a minha passagem por esse mundo seja o mais agradável possível, tanto pra mim como pra quem está necessitando de mim.

Obrigado menina querida por mais esta lição que me deu hoje. Aliás já tive várias.... sei que vc é uma boa alma e que ajuda os amigos.

Beijos do seu amigo de alma, ZC

Lilá(s) disse...

Nem tudo na vida nos parece fazer sentido, o importante é ir vivendo da melhor maneira possivel...
Bjs

Unknown disse...

Olá Cris,
O que dizer sobre o sentido da vida, quando está em nós a travessia, o percurso, dado aos nossos ensejos, o que buscamos...
Entrre vezes a deriva, pequenos desvios, quando nos perdemos deixando de estar atentos entre atropelos e desenganos, mas logo tomamos o tento e voltamos a viver os dias, um de cada vez, caminhando, concluindo ao tempo o trajeto destinado, entremeados as coisas que vão surgindo em nossa andança...

Perfeito texto Cris,

Feliz semana pra ti

chica disse...

O sentido da vida é dado por cada um de nós, penso, no modo como a encaramos.

Lindo e reflexivo teu texto!


Um beijo, lindo fds,tudo de bom,chica

Anônimo disse...

perguntar-se pelo sentido da vida é um tanto perigoso...não sabemos se sustentamos a resposta que grita no nosso íntimo...

João Maria Ludugero disse...

ADOREI, ADOREI MESMO SEU BLOG NOTA DEZ! VOLTAREI COM MAIS DEMORA PARA APRECIAR TEUS TEXTOS. BONS DEMAIS DA CONTA, VIREI TEU FÃ E VIREI MAIS VEZES AQUI. PROMETO!
SE GOSTARES DE POESIA, TE CONVIDO A VISITAR MEU BLOG. SE PUDER ME ADICIONAR VOU GOSTAR DE TER POR LÁ SEUS COMENTS. BOM FIM DE SEMANA!
ATÉ MAIS!
JOÃO,POETA.

Rafael Castellar das Neves disse...

Tem toda razão, não há mais nada a ser acrescentado!

[]s

chica disse...

Voltei pra te agardecer o carinho!Linda nova semana,beijos,

chica

Zé Carlos disse...

Cristiane, acho que este seu e-mail do Perfil (Hotmail) deve estar errado, nada que te mando chega aí!!!!! Escreva uma hora para mim, o meu do Blog está correto.
Bjs do ZC

Lena disse...

Cristiane
Excelentes as suas reflexões. O texto ficou muito interessante e realmente vale a pena se pensar a respeito, mesmo que saibamos interiormente as respostas. A imagem postada do Miró ficou sem noção de linda! Bjkas com muito carinho!Seu blog está muito legal e é gostoso de se passar um tempo por aqui!

Unknown disse...

Olá Cris,

passando para desejar-te uma feliz semana...

Bjs

Livinha